PIRIGULINO BABILAKE
Formada em 2005, a banda baiana Pirigulino Babilake é composta por Pietro Leal (voz e violão), Guto Miranda (guitarra), Davi Brandão (guitarra), Gugu Pinto (percussão), Thiago Gomes (bateria) e Vinícius Nunes (baixo). A musicalidade do grupo dialoga com vários estilos da música brasileira, se permitindo tocar do samba e bossa ao funk e rock.
A Pirigulino Babilake, que usa a internet como principal plataforma de divulgação, já foi destaque de grandes portais como My Space, Palco MP3, Oi Novo Som, A Musicoteca, Gramofone etc. O álbum Rosa Fubá foi eleito como o 2º melhor de 2010 pela Vitrola.Net. Para além do Brasil, quatro músicas da banda invadem a França através da programação musical da rádio francesa Clube Brasil. A rádio, especializada em música brasileira, reproduz em geral grandes sucessos da MPB e pode ser escutada também pela internet.
“Nosso foco é na canção. Essa multiplicidade faz parte da realidade cultural brasileira em que nos reconhecemos”, define Pietro. Toda essa pluralidade sonora pode ser conferida no primeiro álbum da banda, Rosa Fubá.
VELOTROZ
A banda Velotroz - formada por Giovani Cidreira (voz e violão), Tássio Carneiro (guitarra e teclado), Silvio de Carvalho (guitarra), Caio Araújo (contrabaixo), Maicon Charles (bateria) e Filipe Cerqueira (percussão) - mistura influências de tropicália, clube da esquina, marginais da mpb, samba de raiz, rock progressivo, indie, clássico e moderno.
O resultado é uma MPB progressiva, onde o passado e o presente dialogam com originalidade, e com letras que tratam de questões cotidianas, apuro melódico e punch rock'n'roll aliados a performance ousada do vocalista Giovani Cidreira são as características da Velotroz.
Seus shows são sempre frenéticos e contagiantes, chamando a atenção do público e dos críticos. E é justamente essa energia que poderá ser conferida por quem comparecer ao Facomsom, evento que serve de espaço para divulgação de bandas alternativas de Salvador. A oitava edição desse ano contará também com a participação das bandas Suinga, Lunata, Pirigulino Babilake e Ministereo Público, além de outras intervenções artísticas, e acontece a partir das 17h na Biblioteca Central da UFBA. A entrada é franca.
MINISTEREO PUBLICO
Sob a inspiração de uma das mais sólidas tradições jamaicanas surgida nos anos 50, a cultura dos sound system, o MINISTEREO PUBLICO é a primeira equipe de som de Salvador especializada em reggae, dub, ragga, dancehall e jungle.
O grupo vem ocupando as ruas, praças, bairros e casas noturnas da cidade, com o intuito de popularizar e fortalecer a cultura de sistema de som na Bahia, além de levar intervenções artístico-urbanas onde elas nunca estiveram. O MINISTEREO PUBLICO – Sistema de Som Perambulante é a primeira e única equipe de som a divulgar a cultura dos sound system pelas ruas da cidade de Salvador/Bahia.
SUINGA
Idealizada por amigos de longa data - Diego Fox (guitarra e voz) e Marceleza de Castilho (guitarra e voz) -, a banda busca fazer música popular tendo como principal referencial as riquezas culturais do estado. O resultado é uma mistura que se vale de ícones que vão do axé-music ao pagode, arrocha, fricote, samba-reggae e ijexá – tudo permeado por uma linha autoral “rocker” e despojada.
O grupo é formado ainda por Dinho Castilho (baixo) e Felipe Dieder (bateria) e afirma sua identidade cultural também nas letras e linhas melódicas, trazendo à tona aspectos musicais da tradição oral baiana. A sonoridade acaba por “puxar” o ouvinte pela memória, atualizando a tradição da música de rua desenvolvida nos carnavais baianos por artistas como Armandinho, Dodô e Osmar, Novos Baianos, Luiz Caldas, Gerônimo, Chiclete Com Banana e Moraes Moreira.
LUNATA
A Lunata surgiu no final de 2009, fez seu primeiro show em 2010 e, em março de 2011, lança seu primeiro EP, intitulado "Não Esquece o Guarda-Sol", produzido e mixado por Jorge Solovera.
Lunata busca inovação sem cair no experimental. A banda tem composições com camadas e fases diferentes e, como cerne das influências, o rock. Jazz, pop, samba, filmes, noite, pessoas, chuva e sonhos também servem de inspiração.
Ju Moreira (voz), Gus Carvalho (guitarra e voz), Fred Luna (baixo), Filipe Costa (bateria) e Guga Guanaes (teclado) não eram amigos que formaram uma banda. Eles se reuniram pela música e começaram a se conhecer através dela.